13 maio 2010

Começando...

Pois bem, me rendi ao universo dos blogs... Já me considero uma 'mamãe blogueira' como diz a Roberta, então decidi publicar neste espacinho algumas ideias, histórias e peraltices da Gabriela, hoje com 1 ano e 5 meses.

Bom, pra começar vou colocar aqui um textinho que escrevi antes da Gabi nascer, antes de conhecer os blogs que conheço e de ler tanta coisa legal. Salvei várias coisas em uma pasta chamada "Para Gabriela", assim ela poderia ler tudinho quando crescesse. Aí vai:

"Agora falta pouco Gabriela... Em alguns dias, tu chegarás, prontinha. Seus pezinhos e mãozinhas de bebê, seus modos, seu barulho, seu silêncio e suas histórias ocuparão nossa vida inteira, tanto nosso passado quanto nosso futuro.

Certamente, minha filha, terá mais a ensinar do que a aprender, porque as crianças nascem prontas. Quem terá de aprender tudo somos nós, papai e mamãe de primeira viagem. E tenho planos para a gente. Os mais lindos e mais simples da vida. Vamos tomar banho de chuva nas tardes quentes de verão, contar estrelas, caminhar pela praia subir nas pedras. Eu e seu pai vamos virar crianças outra vez, cada vez que você nos chamar para brincar.

Sabe filha, o mundo aqui fora anda meio virado. Falta educação e solidariedade. Sobram superficialidades e preconceitos. Nenhuma diferença é respeitada, nem de religião, de opinião, e nem mesmo de time de futebol. Mas eu acredito na tua geração, de crianças sensíveis para a vida, ensinadas por nós. Quanta responsabilidade, hein? Mas posso te garantir que vamos fazer o nosso melhor pra deixar um mundo melhor pra você, e você como uma cidadã melhor para o mundo.

Tu verás que não é muito fácil crescer. É preciso paciência, força e uma ajuda divina (seja qual a divindade que tu escolhas, todas as crenças são válidas). Vai ser preciso passar por muitos obstáculos, sejam eles físicos ou de opiniões contrarias. Mas como diz o Amyr Klink, “a maior felicidade da vida está na silenciosa certeza que vale a pena viver”. E como vale Gabriela.

Uma coisa que terás que aprender também é que pessoas queridas também vão partir. Sejam de que idades forem, pois essa coisinha chamada ‘morte’ não tem muitos critérios não. Talvez o papai e a mamãe também partam antes do que a gente espera, mas podes ter certeza de que sempre haverá pessoas boas e dispostas a te ajudar, basta que você a mereça.

E hoje, enquanto tu te mexes aqui dentro, me pergunto o que vai mudar na nossa vida... E não tenho dúvida nenhuma que tua vinda será mais do que especial, será inesquecível, e nossa ‘mini-família’ nunca mais será a mesma.

Seja bem-vinda Gabriela!

Novembro/2008