11 junho 2010

O médico é o monstro

Conversando hoje com uma amiga grávida levei um susto. Explico. Ela estava me perguntando sobre o parto, amamentação e demais duvidas que toda a mamãe de primeira viagem tem, por que não adianta ler milhares de livros(como eu fiz), pois na prática é diferente(tipo, totalmente!).
Pois bem, voltando à conversa ela me disse que o G.O dela já havia marcado a cesárea para daqui a um mês. Mas como assim, você pediu, quer fazer, não prefere esperar entrar em TP e aí ir pro hospital fazer(ou não) a cesárea? E sabe o que ela me disse? Que quando começou a falar de parto (ali pelo 4º mês, pois ela é muito ansiosa) ele falou que NÃO fazia parto normal, em NENHUMA hipótese. Que se ela quisesse continuar com ele calcularia e marcaria a cirurgia. Simples assim.
Pô, tudo bem a mulher não querer parto normal, achar que é ruim a dor, que alarga e milhares de motivos, mas o médico não deixar fazer é outra coisa né? Ela tem a saúde em dia, engordou pouco, é nova, ou seja, zero indicação pra marcar assim a cesárea. Aí até podem dizer, ‘mas e por que ela não troca?’. Pois eu perguntei à mesma coisa e ela me falou que no plano mixuruca que a empresa do marido fornece só tem esse médico e ela disse que não é louca como eu pra ir pro SUS.
Isso sim é indignante. Ora, totalmente a favor das escolhas, como diz a Roberta, sem radicalismos, mas médico assim não dá né? Como um exemplo que li no mamíferas um dia, é a mesma coisa que fazer quimioterapia pra prevenir o câncer. Indignante!
Ufa, acho que o desabafo era esse. Esse tipo de coisa mexe muito comigo, me abala mesmo, pois pra mim isso é injustiça, tanto com essa mamãe que não teve escolha quanto com esse bebê que será tirado sem aviso nenhum do lugar quentinho e protegido em que está.
Enfim, chega de chorar as pitangas pelos outros. Vou tentar penas em algo pra ajudar, se der certo publico por aqui. E desculpas pela falta de posts, mas é que final de semestre na faculdade é assim mesmo, e o pouco tempo que me sobra gasto com a filhotinha(cada dia mais linda e sapeca).




P.S: Hoje ela me olhou enquanto dobrava umas roupas, pegou uma bolsinha, se virou e disse ‘tchau maiiin’. Bem assim. Com um ano e meio. Morri.





Update: acabo de falar com a amiga e a cesárea é na sexta. Apesar de tudo, me ofereci pra ajudar em toda e qualquer coisa que ela precise, se com PN os primeiros dias são fogo, imagina com um monte de pontos na barriga? (30.07.2010)