05 julho 2011

Explicações sobre o exame

A Gabi sempre foi pequena. Nunca me importei muito com a tabela, curva do crescimento, percentil e eteceteras, mas quando a sua filhotinha de dois anos e meio usa roupas tamanho 1 ou 18 meses, aí aquela pulguinha atrás da orelha começa a incomodar...

Enquanto ela mamava no peito sempre ganhou peso, ficando na curva verde, raramente na amarela da carteira de vacinação. Quando ela começou com as papinhas só melhorou, pois ela ama comer e come simplesmente qualquer legumes, verduras e grãos que a gente dê pra ela.

Com um ano ela fez o primeiro exame de sangue, mais para ver a anemia do que para outra coisa. O resultado deu levemente alterado, e a pediatra só pediu pra que a gente continuasse com as vitaminas e o sulfato ferroso. E assim seguimos. Depois de uma ano e meio ela foi liberada, e continuou a comilança normalmente.

Inclusive, a Pediatra já fez um cálculo entre a minha altura e a do papai, que indicou que a Gabi terá, no máximo, um metro e cinquenta e cinco quando crescer. Ou seja, não tem como querer que ela seja gigante se os papais são pequeninhos ?

Com relação a comida, na escolinha ela é sempre elogiada pelas professoras, pois enquanto algumas crianças comem só arroz ela come todas as variedades de comida, inclusive saladas. Eles tem nutricionista e todos comem a mesma coisa, sem porcarias, salgadinhos e demais bobagenzinhas, mas cada um escolhe na hora do almoço. E a Gabi escolhe TUDO e come, limpando o prato.

Agora com dois anos e meio, consulta e exames de rotina, a anemia deu alterada (de novo, aff), só que dessa vez, segundo a Pedi, foi uma anemia 'diferente', que não é a de falta de ferro (ou feijão). Aí para ter certeza ela pediu novo exame de sangue, mais complexo e feito em Belo Horizonte, que requereu uma seringa cheia de sangue e o post de segunda...

Então era isso, agora é esperar o resultado e rezar pra não ser nada.